A Pianista

Nascida em Salvador, Bahia, iniciou seus estudos de piano com a Professora Lourdes Penna Szabó, vindo a frequentar o curso de Graduação, na classe do Professor Pierre Klose, nos Seminários Livres de Música da Universidade Federal da Bahia. Aperfeiçoou-se com a Professora Myrian Dauelsberg e com a pianista Linda Bustani no Rio de Janeiro. Completou os Cursos de Graduação e de Mestrado em Música pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro recebendo conceito “A” com a defesa da tese “A Improvisação do Intérprete na Grafia Contemporânea de Ernst Widmer”, sob a orientação da Professora Esther Naiberg.
Participou do “5º Festival de Inverno de Ouro Preto”; do “2º Festival Mignone”; e, do “9º e 13º Panorama de Música Atual”, da Escola de Música da UFRJ. Como solista, atuou na Orquestra Sinfônica Brasileira, nos “Concertos para a Juventude” do Teatro Municipal do Rio de Janeiro; na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo; na Orquestra Sinfônica da Bahia; e, na Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, sob a regência dos Maestros Isaak Karabtchevsky, Silva Pereira, Tulio Colacioppo, Carlos Eduardo Prates, Carlos Veiga e Erol Erdiç.
Apresentou-se, em formação de duo pianístico, com a pianista Ileana Carneiro, em recitais: na Sala Cecília Meireles; no Museu de Arte Moderna; na “Semana Comemorativa do Bndes”; no “Projeto Aquarius” da Sul América; na Série “Música Viva”; na “Série Vesperal” da Abrarte; e, na Série “Os Eslavos”, no CCBB, recebendo elogiosa crítica no Jornal do Brasil.
Como recitalista participou: dos Ciclos de Concertos da Sala Cecília Meireles; da Temporada de Concertos do Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis, SC; e, ainda, das Séries: “Música no Museu”;“Amigos da Escola de Música” da UFRJ; “Finep in Concert”; “As Pianistas” do IBAM; “Concertos às 12:30” da Funarte, “2as. Musicais” da Fundação Cultural do Estado da Bahia, “Valores Novos” da Sala Cecília Meireles; tendo participação também nos “Cursos de Alta Interpretação Pianística” dos Professores Arnaldo Estrella, Magdalena Tagliaferro, Jacques Klein, e no “Curso de Piano Contemporâneo” do Professor Peter Roggenkamp.
Realizou gravações para TV Educativa e Rádio MEC do Rio de Janeiro e participou da gravação do disco “Futuros Mestres em Música” da UFRJ com a execução da obra “Rondó Móbile” de Ernst Widmer. Em razão desta gravação, o próprio compositor enviou–lhe correspondência onde asseverava estar “emocionado e eufórico pela interpretação perfeita e pelas lindas improvisações”.
Premiada nos Concursos: “Lorenzo Fernandez”; “Nacional de Piano da Bahia”; e, “Jovens Solistas da OSB”. Apresenta–se freqüentemente como recitalista e solista em várias capitais brasileiras.
A partir de outubro de 1993 inicia sua carreira internacional quando convidada para tocar em Londres na Sala “Cunning House”, apresentando–se regularmente nas salas Bolivar Hall, London Oratory School Arts Centre e na Igreja St Martin-in-the-Fields daquela cidade, tendo recebido ótima crítica na Revista “Musical Opinion”.
Em 1999, convidada, apresentou–se em Paris, na “Sala Villa-Lobos”, no dia 28 de outubro e, novamente em Londres, no dia 3 de novembro, no “Bolivar Hall”. No ano de 2000 foi convidada para ministrar o seu curso “A Música Clássica ao alcance de todos” no “Centro Forhum Cultural” e nos cursos livres da UNARTI (Universidade Aberta da Terceira Idade) da Universidade Gama Filho e no CAM – Centro de Atualização da Mulher. Este curso, a pianista vem realizando para grupos e empresas até os dias de hoje. Em 2001 apresentou-se em recital no Teatro Municipal de Niterói e, em 2002 foi convidada como Coordenadora Musical da série “Música e Arte no Outeiro” na Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória, RJ. Também neste ano de 2002 apresentou-se em Paris e Lisboa, respectivamente, nos dias 30 de maio na “Sala Villa-Lobos” e dia 4 de junho no Museu Anastácio Gonçalves. Em 2003 continua sua intensa programação de recitais no Rio de Janeiro participando das séries “Música no Museu” e “Finep”.
No ano de 2004, em 25 de novembro, tocou em Lisboa, no Palácio da Foz e, em 1º de dezembro, apresentou–se em Roma, no “Salão Palestrina” da Embaixada Brasileira, na Piazza Navona. Em 2005 e 2006 mantém–se em sua intensa programação no Rio de Janeiro e em várias capitais brasileiras. Em 2007 se apresentou, em outubro, na Cidade do México, no MUNAL, em recital aberto ao público e, na Embaixada do Brasil para convidados. Em 2008 foi convidada para um recital em comemoração aos 170 anos do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro e em setembro deste mesmo ano participou da Série “Música no Museu” com um recital no Museu da República.
No ano de 2009 apresentou-se: no mês de junho, na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte; em setembro participou da Serie Musica no Museu Internacional na cidade de Lisboa, no Palácio Foz e, em Rabat, no Marrocos, na Biblioteca Nacional do Reino de Marrocos; no mês de novembro, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Inicia o ano de 2010 com sua participação nos Concertos de Verão da série Musica no Museu, já no mês de janeiro no Centro Cultural Justiça Federal e no mês de junho é convidada para um recital ao vivo no programa “Sala de Concertos” da Radio MEC,FM 98.9 RJ. Em julho de 2012 realizou o “Música e Poesia no Palácio” no Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro e na Academia Brasileira de Letras, e em agosto apresentou-se com um recital “ Um Piano Romântico à luz de velas” na Igreja do Outeiro da Glória , RJ , durante as “Festividades em homenagem à Excelsa Padroeira Nossa Senhora da Glória do Outeiro”.
Atualmente, visando seu contínuo aperfeiçoamento pianístico, estuda com o professor Mordehay Simoni. A pianista com três CDs gravados, participa também de gravações de compositores contemporâneos brasileiros.
Em outubro de 2016 foi eleita Presidente da Academia Nacional de Música para o Triênio 2016-2019. A pianista também faz parte da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Gloria do Outeiro como Provedora Jubilada ; do Conselho Cultural da Fundação Cesgranrio onde desenvolve o Projeto “Música Clássica nas Escolas”; da Comissão Artística do Projeto Candelária, e realiza o programa “Encontro com os Clássicos” pela Radio Catedral 106.7 FM do Rio de Janeiro como produtora e apresentadora completando neste ano de 2017, 20 anos no ar.